Densitometria Óssea

O que é o exame de densitometria óssea?

A Densitometria Óssea é o único metodo confiável para verificar se existe perda de massa óssea, ela detecta a redução da massa óssea de maneira precoce e com grande precisão, é a técnica mais utilizada para avaliar a densidade mineral dos ossos.

O exame é rápido e indolor tanto para a medição da densidade mineral óssea, quanto para a de Densitometria de Comoposição Corporal. É realizada com o paciente deitado na mesa do equipamento, sem qualquer desconforto. O Densitômetro é aberto, e durante a realização do exame é fundamental permanecer imóvel. O aparelho realiza um rápido escaneamento de até 15 minutos, que é tambem a duração do exame.

Densitometria de composição corporal

A Densitometria de Composição Corporal é o exame mais eficaz para medir a gordura e massa corporal. É Utilizada na análise da topografia corporal, possibilitando estimativas da massa muscular. Sendo o exame padrão nesse tipo de avaliação.

No densitômetro, equipamento onde realizamos a Densitometria de Composição Corporal , podemos medir a densidade de massas magra, músculos, gordurosa e óssea do corpo inteiro e em distribuições específicas.

O exame é rápido e indolor tanto para medir a densidade mineral óssea, quanto para a Composição de Composição Corporal.

Densitometria para medir a densidade mineral óssea

A densitometria óssea é o exame ideal para o diagnóstico da osteopenia e da osteoporose.

O diagnóstico possibilita que o médico identifique se o paciente tem osteopenia, condição caracterizada por uma queda na quantidade de cálcio e uma redução da massa óssea em níveis que ainda podem ser reversíveis, antes da osteoporose se instalar.

Essa condição pode evoluir para a osteoporose, que é o estágio avançado da doença, quando o osso fica fragilizado e não há reversão e, por consequência, há maior risco de sofrer fraturas.

máquina de densitometria óssea de alta tecnologia

Quais exames posso fazer com a densitometria óssea?